sábado, 24 de setembro de 2016

Elevator Pitch


Era uma vez uma escola de inglês especializada em negócios.
Todos os dias, empresas e organizações buscavam profissionais bilíngues para diversas áreas.
Um dia, milhares de pessoas perceberam que não conseguiriam o emprego ou o reconhecimento almejado por não falar inglês.
Por conta disso, a Inglês S/A decidiu criar cursos para áreas específicas com uma metodologia de personalização pessoal e profissinal.
Por causa disso, a empresa cresceu, conseguindo atender alunos em várias modalidades: de forma presencial, in-company e a distância.
Até que finalmente, muito profissionais passaram a ser contratados por empresas multinacionais e conseguiram realizar o sonho do emprego bilíngue.

Era uma vez…
Todos os dias…
Um dia…
Por conta disso…
Por causa disso…
Até que finalmente…

Esta história que você acabaram de ouvir, foi o modelo de ELEVATOR PITCH da Pixar.

A Pixar, todo mundo conhece, é um estúdio de gravações em Hollywood.
Existem várias teorias da origem do “ELEVATOR PITCH”, mas esta é que mais me encanta. Nesta teoria, conta-se que as principais chances de um roteirista cruzar com  um diretor ou alguém com poder de decisão que pudesse aprovar sua história, era dentro do elevador. Então eles tinham que ser rápidos e despertar o interesse para conseguir mais tempo com estas pessoas. A Emma Coats, uma ex-artista do estúdio, percebeu que, na maioria das vezes, quando um roteiro era aprovado, ele seguia esta estrutura. Assim, formatou o modelo para ajudar outros roteiristas.

Adaptando a nossa realidade empreendedora, podemos adaptar e estruturar nossa apresentação de forma a torná-la mais emocionante e atrativa.
É claro que você não vai começar assim: “Era uma vez...”, mas pense nesta estrutura para criar o seu pitch, e depois mude o início de cada frase deixando-as mais profissionais e menos parecidas com um conto de fadas.

Era uma vez… A Empresa / O Profissional
Todos os dias… A Necessidade / O Problema
Um dia… A Realidade (Em Contra Partida)
Por conta disso… A Solução
Por causa disso… O Resultado para a Empresa
Até que finalmente… A Metafóra
  
Agora, seguem algumas dicas de acordo com o tempo permitido.

30 SEGUNDOS
- Utilize a técnica do Elevator Pitch da Pixar.
Dica Especial: Ensine este pitch a sua equipe para que eles também possam usar no momento oportuno.

De 1 a 2 MINUTOS
-         Insira uma apresentação pessoal mais detalhada. Coloque mais informações.  Entretanto, atente-se para inserir informações relevantes e que você queira enfatizar. Muitas informações desnecessárias podem fazer o seu ouvinte fixar algo que não era tão importante.
-          Faça uma pergunta, uma provocação (um teaser);
-          Fale do tamanho do seu mercado;
-         Explique o porquê seu produto ou serviço é único e diferente;
-          Mencione o seu público alvo;
-         Deixe claro o que está buscando;
-          Agradeça com mais categoria, sem se esquecer de uma frase de impacto ou uma metáfora para fixar sua mensagem.
Dica Especial: Enumere sempre que possível as suas explicações.

5 MINUTOS
Para um pitch de 5 minutos, fale também sobre:
-          As pessoas que estão por trás do projeto;
-          Como vocês iniciaram o projeto e como lidam com adversidades;
-          Seus principais concorrentes;
-           Suas forças e fraquezas em relação a eles;
-          Quem são seus atuais clientes;
-           Porque sua empresa existe;
-           Seus principais desafios;
-           Seus planos à longo prazo;
-           Os custos de financiamento do projeto;
-          Quais são os benefícios para o cliente ou investidor.
Dica Especial: Faça algo diferente para marcar presença. Mostre um protótipo, levante-se, conte uma história... (use a criatividade).

CHECK LIST:
Para finalizar, quando for participar de um evento como, por exemplo, uma rodada de negócios, não esqueça:
- MATERIAL PUBLICITÁRIO: (portfólio, panfleto, cartão de visitas, brindes...).
- SCRIPT (por escrito, memorizado, dentro do tempo permitido e estruturado).

No seu script é permitido e indicado:
- Associar imagens para lembrar a sequência da fala;
- Usar metáforas ou analogias;
- Usar uma inspiração;
- Ser entusiasta;
- Fazer algo diferente.

Porém é proibido e desaconselhado:
- Ultrapassar o tempo permitido;
 - Falar muito sobre si;
 - Dar detalhes desnecessários.


Pratique, pratique e pratique. Afinal o seu elevator pitch é o seu comercial, e fazê-lo dar ibope só depende do você. 

Por Roberta Gomez (Inglês S/A e Mulheres S/A)

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