Era uma vez uma
escola de inglês especializada em negócios.
Todos os dias, empresas
e organizações buscavam profissionais bilíngues para diversas áreas.
Um dia, milhares
de pessoas perceberam que não conseguiriam o emprego ou o reconhecimento
almejado por não falar inglês.
Por conta disso, a
Inglês S/A decidiu criar cursos para áreas específicas com uma metodologia de
personalização pessoal e profissinal.
Por causa disso, a
empresa cresceu, conseguindo atender alunos em várias modalidades: de forma presencial,
in-company e a distância.
Até que finalmente, muito
profissionais passaram a ser contratados por empresas multinacionais e
conseguiram realizar o sonho do emprego bilíngue.
Era uma vez…
Todos os
dias…
Um dia…
Por conta
disso…
Por causa
disso…
Até que
finalmente…
Esta história que você acabaram
de ouvir, foi o modelo de ELEVATOR PITCH da
Pixar.
A
Pixar, todo mundo conhece, é um estúdio de gravações em Hollywood.
Existem
várias teorias da origem do “ELEVATOR
PITCH”, mas esta é que mais me encanta. Nesta teoria, conta-se que as
principais chances de um roteirista cruzar com
um diretor ou alguém com poder de decisão que pudesse aprovar sua
história, era dentro do elevador. Então eles tinham que ser rápidos e despertar
o interesse para conseguir mais tempo com estas pessoas. A Emma Coats, uma
ex-artista do estúdio, percebeu que, na maioria das vezes, quando um roteiro
era aprovado, ele seguia esta estrutura. Assim, formatou o modelo para ajudar
outros roteiristas.
Adaptando
a nossa realidade empreendedora, podemos adaptar e estruturar nossa
apresentação de forma a torná-la mais emocionante e atrativa.
É
claro que você não vai começar assim: “Era uma vez...”, mas pense nesta
estrutura para criar o seu pitch, e
depois mude o início de cada frase deixando-as mais profissionais e menos
parecidas com um conto de fadas.
Era uma vez… A Empresa / O Profissional
Todos os
dias… A
Necessidade / O Problema
Um dia… A Realidade (Em Contra Partida)
Por conta
disso… A Solução
Por causa
disso… O
Resultado para a Empresa
Até que
finalmente… A Metafóra
Agora,
seguem algumas dicas de acordo com o tempo permitido.
30 SEGUNDOS
-
Utilize a técnica do Elevator Pitch
da Pixar.
Dica Especial: Ensine
este pitch a sua equipe para que eles
também possam usar no momento oportuno.
De 1 a 2 MINUTOS
-
Insira
uma apresentação pessoal mais detalhada. Coloque mais informações. Entretanto, atente-se para inserir
informações relevantes e que você queira enfatizar. Muitas informações
desnecessárias podem fazer o seu ouvinte fixar algo que não era tão importante.
-
Faça uma pergunta, uma provocação (um teaser);
-
Fale do tamanho do seu mercado;
-
Explique
o porquê seu produto ou serviço é único e diferente;
-
Mencione o seu público alvo;
-
Deixe
claro o que está buscando;
-
Agradeça com mais categoria, sem se esquecer
de uma frase de impacto ou uma metáfora para fixar sua mensagem.
Dica Especial: Enumere
sempre que possível as suas explicações.
5
MINUTOS
Para um pitch de 5 minutos, fale também sobre:
-
As
pessoas que estão por trás do projeto;
-
Como
vocês iniciaram o projeto e como lidam com adversidades;
-
Seus
principais concorrentes;
-
Suas forças e fraquezas em relação a eles;
-
Quem
são seus atuais clientes;
-
Porque sua empresa existe;
-
Seus principais desafios;
-
Seus planos à longo prazo;
-
Os custos de financiamento do projeto;
-
Quais
são os benefícios para o cliente ou investidor.
Dica Especial: Faça
algo diferente para marcar presença. Mostre um protótipo, levante-se, conte uma
história... (use a criatividade).
CHECK LIST:
Para
finalizar, quando for participar de um evento como, por exemplo, uma rodada de
negócios, não esqueça:
-
MATERIAL PUBLICITÁRIO: (portfólio, panfleto, cartão de visitas, brindes...).
-
SCRIPT (por escrito, memorizado, dentro do tempo permitido e estruturado).
No seu script é permitido e indicado:
- Associar imagens para lembrar
a sequência da fala;
- Usar metáforas ou analogias;
- Usar uma inspiração;
- Ser entusiasta;
- Fazer algo diferente.
Porém é
proibido e desaconselhado:
- Ultrapassar o tempo permitido;
- Falar muito sobre si;
- Dar detalhes desnecessários.
Pratique, pratique e pratique.
Afinal o seu elevator pitch é o seu
comercial, e fazê-lo dar ibope só depende do você.
Por Roberta Gomez (Inglês S/A e Mulheres S/A)
Por Roberta Gomez (Inglês S/A e Mulheres S/A)
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