sábado, 1 de outubro de 2016

Como Alcançar o seu Público-Alvo


O empresário americano John Wanamaker (1838 - 1922), uma vez disse a famosa frase: "Metade do dinheiro que gasto em publicidade é desperdiçado; o problema é que eu não sei qual metade ".

Este é um problema comum para todas as empresas, grandes e pequenas. Você gasta dinheiro e tempo para promover o seu negócio. Alguns desses esforços resultam em clientes, alguns não. Então, como você pode tornar seus esforços promocionais e de marketing mais eficazes?

Os chamados "marketing de massa" (ampla publicidade em TV, rádios, jornais e revistas) está morto.  Está realmente morto há mais de 20 anos. Infelizmente, muitas empresas de pequeno porte ainda estão descobrindo isto. O modelo antigo era fazer um anúncio e colocá-lo na TV ou em um jornal ou revista e esperar o melhor. O novo modelo é concentrar-se estritamente dentro em um mercado-alvo específico. E com a internet, torna-se mais fácil do que nunca fazer isso. No meu último artigo, falei sobre como encontrar o público-alvo. Neste artigo, vamos explorar a forma de chegar a esse público-alvo.

OK, digamos que você tenha segregado o seu mercado alvo. Você sabe quem são os seus clientes - onde vivem, idade, nível de educação, interesses, o que gostam e o que não gostam. Estreitou o seu público. Como é que você vai encontrá-los e direcionar sua mensagem a eles? Aqui estão algumas ideias para pensar:

Segmentação Geográfica: Se você tem uma boa ideia de onde seus clientes estão localizados, talvez você possa alcançá-los geograficamente. Quando fizemos uma análise do cliente interno, descobrimos que 80% dos negócios vinham de um raio aproximado de 1 km e meio de distância do estabelecimento. Nossa recomendação? Entregar pessoalmente panfletos em torno da vizinhança oferecendo um desconto especial para as empresas locais. Se você possui um restaurante ou café, pesquise com seus clientes de onde eles vêm, em seguida, espalhe folhetos, cartazes ou anúncios em estabelecimentos locais.


Grupos de Bate-Papo: Há grupos de bate-papo para quase tudo nos dias de hoje, e, se usados corretamente, eles podem tornar o seu negócio conhecido para um público-alvo específico. Se você estiver vendendo, por exemplo, equipamentos de produção de cerveja, você pode encontrar grupos de bate-papo onde os aficionados por cerveja se reúnem e discutem os pontos mais delicados da fabricação de cerveja. Faça uma pesquisa no Google e encontre os fóruns certos para o seu produto ou serviço. Entretanto, uma vez que você se juntou ao grupo, não apenas envie mensagens de spam para promover o seu negócio. Isso só vai irritar as pessoas e pode até causar a sua saída do grupo. Em vez disso, construa  confiança. Estabeleça-se como perito. ofereça conselhos e dicas. Comente com frequência. Uma vez que você se estabeleceu como um líder de pensamento, comece a mencionar o seu negócio, serviços e produtos. Você também pode participar de grupos de discussão via LinkedIn.

Seu Blog: É fácil começar um blog. Certifique-se de que você tem uma ideia clara do que está tentando alcançar e a mensagem que você quer comunicar. Não basta falar dos seus produtos ou de sua empresa ou ofereça dicas, conselhos, instrua como fazer, qualquer coisa que possa ser de valor para seus público-alvo. Lembre-se, ninguém tem que ler o seu blog, eles vão lê-lo se acharem que é valioso. Selecionar os temas certos irá garantir que o seu blog suba nas pesquisas orgânicas. Saiba as perguntas exatas que os seus clientes estão pedindo, e utilize-as como títulos dos seus artigos no blog, do tipo: "Como assar pão" ou "Como organizar a sua garagem." Construir uma audiência no blog leva tempo. Certifique-se de que você tenha um botão RSS proeminente, e os botões de "compartilhar" para que os leitores possam compartilhar facilmente seus artigos do blog em mídias sociais. Sempre que você postar um novo artigo, alerte os seus leitores através de Facebook, LinkedIn e Twitter.

Palavras-Chaves SEO: Search Engine Optimization é um grande assunto, e é vital para o seu site ou blog. É como você se certifica de que será encontrado pelas pessoas quando estiverem fazendo buscas na internet. Embora haja muito sobre o assunto, uma parte fundamental são as palavras-chave. Quais são as palavras e frases que as pessoas usam para pesquisar produtos e serviços que você oferece? Vamos dizer que você esteja no negócio de controle de pragas. Uma boa palavra-chave pode ser "cupins". Mas pesquisar esse termo alcançaria todos os artigos da Wikipedia sobre cupins até "Um guia de campo para insetos comuns". Ao usar palavras-chave mais longas, você será mais específico. Se você usasse "controle de cupins", seria melhor. Ou, ainda mais específico, "controle de cupins em Austin Texas". Estes são exemplos de palavras-chave longtail. Mesmo que elas não alcancem um número maior nas pesquisas, aqueles que as usarem na busca, estarão procurando exatamente o que você estiver oferecendo. Cada vez mais, as pessoas estão fazendo pesquisas com frases e perguntas do tipo: "Como se livrar de cupins em Austin Texas."

Anúncios On-line Direcionados: Se você tem orçamento de publicidade, a publicidade online direcionada pode comunicar o seu anúncio para os consumidores exatos que estejam procurando os seus produtos. Serviços como o Google AdWords comunicam a sua mensagem para as pessoas que estão procurando o que você está vendendo. A publicidade on-line é acessível mais do que qualquer outra forma de publicidade. Clientes potenciais podem simplesmente clicar no seu site. Você também pode negociar diretamente com donos de site ou blogs de nichos específicos e promover anúncios econômicos que irão atingir exatamente as pessoas que você está tentando alcançar.

Parcerias com Empresas de Opinião Semelhante: Encontre empresas que estejam tentando atingir um público-alvo semelhante ao seu e faça parceria com elas para expandir o seu alcance. Se você é um fotógrafo de casamento, por exemplo, faça parceria com um mestre de cerimônias ou um buffet. Coloquem guest posts nos blogs e links para os sites uns dos outros. Compartilhe mensagens nas mídias sociais. Você vai aumentar o seu alcance e trazer mais valor para seu público-alvo.

Estas são apenas algumas das coisas que você pode fazer para atingir seu público-alvo sem gastar muito dinheiro. Você pode provavelmente pensar em outros, o importante é saber exatamente quem você está tentando alcançar, e encontrar maneiras de fazê-lo de forma direcionada. 

TEXTO TRADUZIDO POR ROBERTA GOMEZ - INGLÊS S/A 
Fonte: https://skyhawkstudios.wordpress.com/2013/09/05/how-to-reach-your-target-market/

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